segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Tempo comum: o que é e qual o sentido?


As 34 semanas fora dos ciclos de advento, natal, quaresma e páscoa formam o tempo comum. Esse tempo recebe sua “espiritualidade”  dos ciclos de páscoa e natal e dos próprios domingos. O tempo comum é vivido como uma continuação do respectivo ciclo. O tempo comum e dividido em duas partes. A primeira é em janeiro, logo após a celebração do batismo do Senhor, sendo a continuação do tempo do natal. A segunda parte é após a solenidade de pentecostes, como prolongamento do tempo da páscoa. 
É no tempo comum que a Igreja faz amadurecer os frutos de boas obras, preparando assim, a vinda do Senhor.

Viver como cristão o tempo comum equivale a ser fiel à Eucaristia. Para tanto o tempo comum deve ser entendido como o tempo em que se recorda a missão do Senhor. O tempo comum nos convida a descobrir nas pequenas coisas do dia a dia, aparentemente comuns, uma ligação com Jesus Cristo. A cor deste tempo é verde, a cor da esperança, É tempo de ouvir, de acolher, de conhecer e de seguir Jesus.

O Domingo é o dia do encontro semanal com o Senhor ressuscitado pois dá sentido ao Tempo Comum. A cada domingo, a Igreja celebra a Páscoa Semanal. Se o centro do Ano Litúrgico é a Páscoa, o centro da semana é o Domingo.

0 comentários:

Postar um comentário