quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Orando a biblia por meio da lectio divina



A lectio divina pode ser definida como a leitura orante da Sagrada escritura, é a partir da leitura orante que surgem os frutos de Deus em nossa vida e o que podemos entender melhor os planos de Deus para nossa vida, buscando no evangelho o alimento da nossa alma.
A essência da lectio divina é uma busca orante que emana de um texto ou de uma imagem sagrada e implica uma pesquisa sobre a vontade, os sinais e a presença de Deus (YOUCAT, 502)
A lectio divina é normalmente realizada individualmente, relembrando a mais antiga das tradições católicas, de que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. A leitura orante deve ser realizada de modo que cada pessoa se adapte, se sinta bem e consiga meditar e entender a Palavra. Porém podemos seguir alguns passos de realização:

1° Oração antes da leitura: Devemos invocar o Espirito Santo para que Ele possa orientar nossa leitura.

2° Ler atentamente o texto sagrado: Escolha uma passagem e leia com calma e atenção. Se necessário, releia quantas vezes for preciso. Leia tentando identificar os acontecimentos, personagens envolvidos... Como se estivesse presente na cena.

3° Meditar a Palavra: É o momento de perceber e internalizar a mensagem que o texto traz para o seu dia a dia. Não é simplesmente “estudar” a palavra. É senti-la. Procurando estabelecer relações do que está escrito na Bíblia, com aquilo que você vive.

4° Fazer do texto uma oração: Ao fazer o processo de meditação, naturalmente, algo nos toca. Seja para pedir perdão, interceder, agradecer, louvar, pedir seus dons... É falar aquilo que passa no seu coração pra Deus. É ter uma conversa com Ele.

5° Contemplação da Palavra: Momento de permanecer em silencio diante de Deus, deixando-O agir, falar, curar... É um momento que você não terá controle nenhum! Deixe Deus agir.

6° Colocar a Palavra em pratica: A hora de gerar frutos, colocar a palavra no dia a dia... Pedindo perdão, mudando alguma atitude... Fazendo aquilo que Deus tocou no seu coração a realizar.

Pra finalizar sua Lectio Divina, faça uma oração vinda do coração, espontânea... Lembre-se sempre de orar o “Pai nosso”.

É importante lembrar que a leitura orante deve ser um processo vindo do coração... Não se prenda a passos, faça aquilo que o Espirito Santo falar.

0 comentários:

Postar um comentário