segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O ser humano é responsável por tudo o que faz?


O ser humano é responsável por tudo aquilo que faz conscientemente e de livre vontade. Quando o ser humano não se preocupa suficientemente  com a procura do bem e pouco a pouco, pelo hábito do pecado, se torna quase obcecado, a pessoa é responsável pelo mal que comete.
Mas se está fazendo algo mal sem saber que é mal ou o erro não foi de responsabilidade da pessoa, o mal cometido não será sua responsabilidade, mas nem por isso deixa de ser algo mal. Ninguém pode ser totalmente julgado por algo que fez sob pressão, medo, desconhecimento... É preciso ainda assim, trabalhar para corrigir o mal e resistir as próximas tentações. Não saber que é mal pode até tirar a responsabilidade de quem cometeu o mal, mas supõe-se que ninguém ignora os princípios básicos do que é certo ou errado. Por exemplo, é de ciência de todos, que matar um ser humano é errado, é mal, é pecado mortal. Não tem como alguém matar outra pessoa e querer se livrar da responsabilidade dizendo “ah, eu não sabia que matar era errado”.

Existem algumas diretrizes que podemos seguir:

-Aquilo que faço deve ser bom; não basta uma boa intenção. Por exemplo, roubar bancos é sempre mau, mesmo que seja para ajudar as pessoas pobres
- Mesmo que aquilo que eu faço seja realmente bom, a má intenção com que faço torna má toda a ação
- As circunstancias que aconteceram  a ação, pode diminuir oi isentar a pessoa que o fez, mesmo não mudando o caráter bom ou mau da ação.

·      

0 comentários:

Postar um comentário