domingo, 1 de abril de 2012

Semana santa


Hoje começa a semana santa. Mas você sabe o sentido desta semana?


A paz de Cristo e o amor de Maria.

Durante a Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios realizados por Jesus Cristo nos últimos dias da sua vida, iniciado por sua entrada em Jerusalém. Esta é a semana mais importante do ano litúrgico. O tempo da quaresma se prolonga até a quinta-feira, e a partir daí, tem inicio o tríduo pascal.

Domingo de ramos  –  No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém, onde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos descrevem que muitas pessoas estenderam mantos pelo chão e o glorificaram com ramos. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém.

Da Segunda à quarta – Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas é costume a realização de procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais, procurando realçar o sentido da Semana.

Quinta-feira santa – dia da Eucaristia e da instituição do sacerdócio ordenado.Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor. 

Sexta-feira santa – A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A Igreja se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão. Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.

Sábado de aleluia – É um dia de silêncio e de oração. Não é apenas um dia de preparação para a páscoa. Jesus morreu por nós, e permaneceu três dias no sepulcro. Assim, também precisamos nos dedicar com ao conteúdo espiritual desse dia. Isso acontece melhor em meio à calma. A Igreja conservar-se junto ao sepulcro na expectativa de sua ressurreição. 

0 comentários:

Postar um comentário