sábado, 14 de janeiro de 2012

O que e quais são as cores liturgicas



A paz de cristo e o amor de Maria. Você já percebeu que as cores que o padre veste nas celebrações mudam? Por que isto acontece? É para ficar mais colorido ou mais bonito? Ou é porque o padre gosta mais de verde do que de vermelho, por exemplo?

Na verdade, as cores diferentes nas vestes litúrgicas exprimem o caráter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que se desenvolve com o desenvolver do ano litúrgico.
Veja abaixo as cores litúrgicas e seus significados:

BRANCO: Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.

ROXO: Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas de finados e na confissão.

VERMELHO: Lembra o fogo do Espírito Santo e por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue, por isso é a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

PRETO: É sinal de tristeza e luto. Significa o choro da Igreja diante da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e de seus fiéis. Hoje é pouco usado na liturgia.

VERDE: Usa-se nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.

ROSA: O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento e 4º domingo da Quaresma.

1 comentários:

Kamila ,
Muito legal seu artigo !
Bastante esclarecedor . Uma boa pesquisa .

gostei de saber.
abs
Francisco

Postar um comentário