quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O Dia da Padroeira do Brasil


História

    A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância.
     A imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno. Muitos milagres eram relatados e cada vez mais aumentavam os devotos. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros. Mas o número de fiéis aumentava.Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha). No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
 Em 8 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, e, em 1929, nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinação do Papa Pio XI. Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, que pudesse acomodar tantos romeiros. Teve início em 11 de Novembro de 1955 a construção de uma outra igreja, atual Basílica Nova.
     Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida: Santuário Nacional; "maior Santuário Mariano do mundo".

Milagres
O primeiro prodígio, sem dúvida alguma, foi a pesca abundante que se seguiu ao encontro da imagem. Não há outras referências sobre o fato a não ser aquela da narrativa do achado da imagem.

Entretanto, o mais simbólico e rico de significado, sem dúvida, foi o milagre das velas pela sua íntima relação com a fé. Aconteceu no oratório do Itaguaçu, numa noite, durante a reza do terço, as velas apagaram-se repentinamente e sem motivo, pois não ventava na ocasião. Silvana da Rocha quiz acender as velas, porém, as mesmas se acenderam sem que ninguém as tocasse, como um perfeito milagre.

Significativo também é o prodígio das correntes que se soltaram das mãos de um escravo, quando este implorava a proteção da Senhora Aparecida. Existem muitas versões orais sobre o fato. Algumas são ricas em pormenores. 

3 comentários:

Gostei de saber.
Não pratico nenhuma religião e apenas tenho fé em Deus.
Um abraço.

Olá Beth, Obrigada por ler o Presença Forte.

Se apesar de não praticar nenhuma religião, você tem fé em Deus e busca estar em seus caminhos (como me parece) você já está fazendo o mais importante...

Abraços e fique com Deus

Muito bem resumido o texto, pequeno e explicativo. Posso copiar no meu blog?
Um abraço...Deus contigo!

Postar um comentário